Maravilhoso reduto de Mata Atlântica preservado em Florianópolis, o Parque Municipal da Lagoinha do Leste, foi criado pela Lei Municipal 4701/92. Com 1,25 quilômetros de extensão e área total de 480,5 hectares, a Lagoinha do Leste é um autêntico santuário da natureza, distante 34 quilômetros do centro de Florianópolis. Com praias, costões, lagoa, cachoeira e bela mata nativa o parque protege uma das praias mais bonitas da Ilha de Santa Catarina. A melhor maneira de chegar à Lagoinha do Leste é a pé, sendo que há duas opções de trilha: uma partindo do Pântano do Sul, mais curta, ou a alternativa mais longa, começando pela Praia da Armação.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Praia_da_Lagoinha_do_Leste
Como foi formada, eventos relevantes…
A melhor maneira de chegar à Lagoinha do Leste é a pé. De carro é impossível, não há estrada. Pode-se também ir pelo mar, com desembarque precário por causa da rebentação - ou de helicóptero, um meio nada usual. Essa relativa dificuldade de acesso tem servido, ao longo do tempo, como escudo protetor do lugar. A caminhada dá pra suar a camisa, mas também não exige habilidades de alpinista e pode ser encarada sem sacrifício por quem gosta de estar junto da natureza.
Há duas opções de trilha, cada uma com suas vantagens. Para chegar mais rápido, pode-se fazer a caminhada em uma hora a partir da comunidade do Pântano do Sul, passando pelo meio do mato e dos morros. É o acesso mais utilizado pelos visitantes. O chão é pedregoso e irregular, mas fácil de andar se você prestar atenção onde pisa. Depois da subida, tem-se a surpresa de uma vista fabulosa da Lagoinha. Aí é só descer e afundar os pés na areia da praia.
Fonte: http://www.guiafloripa.com.br/sites/turismo/praias/lleste.php3